Por Camila Bezerra(¹)
Quaest: 56% dos brasileiros são contra anistia a golpistas do 8 de janeiro. A pesquisa demonstrou ainda que, para 49% dos brasileiros, Bolsonaro participou da tentativa de golpe. Já 35% negam esta afirmação.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizará, neste domingo (6), mais um ato em defesa da anistia aos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, os criminosos atentaram, ainda, contra o Estado Democrático de Direito.
Este será o segundo esforço do ex-presidente investigado por liderar a organização criminosa que tentou abolir, de forma violenta, a democracia brasileira. Bolsonaro, no entanto, busca criar uma forma de livrá-lo da cadeia, mesmo que esta não seja apoiada pela maioria dos brasileiros, conforme constatou a Quaest.
Em recente pesquisa de opinião, divulgada neste domingo (6), o levantamento encomendado pela Genial Investimentos demonstrou que 56% dos brasileiros são contrários à anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023.
Apenas para 34% os envolvidos deveriam ser soltos, seja porque já passaram tempo demais na prisão, seja porque a detenção não deveria ter ocorrido.
Foram ouvidas 2.004 pessoas, entre 24 e 31 de março. A pesquisa tem dois pontos de margem de erro.
A pesquisa demonstrou ainda que, para 49% dos brasileiros, Bolsonaro participou da tentativa de golpe. Já 35% negam esta afirmação.
Entre os entrevistados, 49% considera justa a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em tornar o ex-presidente réu, enquanto outros 36% acreditam que Bolsonaro é uma vítima.
(...)