Utilidade Pública | Aplicativo Meu SUS Digital Agora Permite Autodeclaração de Raça/Cor, Orientação Sexual e Identidade de Gênero”
Por Chico Mello
É isso mesmo que você ficará sabendo a partir dessa leitura.
O Nosso Sistema de Saúde,
reconhecido no mundo como um sistema de primeira linha (este Frasista mesmo),
recentemente, teve a oportunidade de, dentro de um hospital testemunhar elogios
de Neozelandeses a respeito da eficácia e primazia do atendimento. Registro isso aqui como
conhecedor do nível elevado de atendimento na rede hospitalar e de como essa
notícia, vem a resgatar, através desse aplicativo cuja iniciativa tem por
objetivo garantir que todas as informações autodeclaradas sejam integradas ao
Cadastro Nacional de Usuários do SUS.
A medida começou a valer a partir dessa última segunda-feira, 8 de julho de 2024, respeitando a autonomia dos usuários.
Essas abaixo, são as orientações sexuais
disponibilizadas no Sistema...
– Heterossexual
– Gay
– Lésbica
– Bissexual
– Assexual
– Pansexual
– Outros
Os usuários do aplicativo Meu SUS Digital podem autodeclarar informações sobre raça, cor e nome social. Segundo o Ministério da Saúde (MS), também é possível adicionar dados sobre orientação sexual e identidade de gênero no cadastro das unidades básicas de saúde (UBSs). (CadSUS). Dessa forma, as informações fornecidas no aplicativo serão refletidas nos sistemas das UBSs em todo o país.(¹)
Em comunicado, o MS ressaltou que a proposta assegura a integridade dos dados fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e melhora o mapeamento das condições de saúde de diferentes grupos sociais, além de facilitar a implementação de políticas públicas específicas.
Aplicativo
No aplicativo, ao acessar o app, o usuário será solicitado a preencher obrigatoriamente o campo raça/cor. Para editar ou atualizar o nome social e o endereço, o usuário deve acessar a aba Meu Perfil, onde será direcionado para o Registro de Autodeclaração em três âmbitos, permitindo corrigir ou adicionar novas informações.
Autodeclaração
Para fazer a autodeclaração, é necessário possuir uma conta com selo Ouro ou Prata de confiabilidade no portal Gov.br. Se a conta for nível Bronze, o aplicativo fornecerá instruções para aumentar o nível de segurança.
Orientação sexual
Nas UBSs, os campos de orientação sexual e identidade de gênero são perguntas obrigatórias feitas por profissionais durante o atendimento, respeitando a autonomia dos usuários, que podem optar por responder ou não, conforme o Ministério da Saúde.
Com a nova atualização, os usuários podem escolher entre sete orientações sexuais: heterossexual, gay, lésbica, bissexual, assexual, pansexual e outro, e sete identidades de gênero: homem cisgênero, mulher cisgênero, homem transgênero, mulher transgênero, travesti, não-binário e outro.
(...)